quarta-feira, 28 de abril de 2010

Leiam


(foto/imagens google)



A leitura é indispensável para escrever bem. Infelizmente, as escolas parecem não conseguir manter o habito da leitura em seus alunos. Muitas vezes os alunos vão passando de ano sem aprender o português, muito menos outras matérias.
A internet especialmente, vem cumprindo funções didáticas, apresentando ferramentas que podem resolver muitos problemas de quem escreve. Os dicionários on-line, por exemplo, podem ser usados gratuitamente para tirar duvidas em ortografia, significados e etc. Não é necessário domina a norma culta do português para se fazer entender. Muitos nem isso conseguem seja dominados pela falta de atenção ou simplesmente tomados pelos vícios da internet, alguns exemplos soam simplórios, mas uma rápida consulta a jornais, revistas e portais mostram como esses tropeços são freqüentes. Os sites aceitam opiniões dos leitores e esses não medem esforços na hora de escrever e se expressar, no entanto conseguir entender as mensagens torna-se, quase, um trabalho de arqueólogo decifrando papiros.
Isso pode mudar basta “LER”, por prazer, para estudar, para se informar não importa “LEIAM”. Não conheço a forma culta da escrita, mas tenho prazer quando escrevo e sou compreendida e quando consigo manter o mínimo de erros ortográficos. É um prazer que só eu posso me dar.




“A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso segurança e a escrita exatidão.”
Francis Bacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário